POSTO MÉDICO DA UFRRJ: RISCO DE CONTAMINAÇÃO

Postado: 21/12/2020

Mais 02 (dois) trabalhadores da Equipe de Enfermagem do Posto Médico da UFRRJ se afastam por estarem com os sintomas de COVID-19.
 
Até agora tomamos conhecimento de  mais de 05 (cinco) trabalhadores que apresentaram os sintomas. Destes, tiveram os que confirmaram por exame.
 
Os trabalhadores da limpeza e de toda a Equipe sequer são informados oficialmente.
 
Como descobrem através de informação repassada nos grupos, o pavor e o medo aumentam a cada plantão.
 
Você consegue imaginar o Estado Emocional destas pessoas?
 
Alunos estão procurando atendimento com resultado de exame positivo para COVID-19 e são atendidos pelos mesmos médicos, no mesmo espaço que outros membros da comunidade que por qualquer outra necessidade de atendimento vão ao setor. Se for a noite, isto é ainda mais grave, pois não tem quem faça a limpeza.
 
Com a Equipe de Enfermagem reduzida devido a contaminação, a solução encontrada foi aumentar  mais a carga de trabalho, expondo ainda mais os profissionais.
 
Estamos muito preocupados com a vida destas pessoas. Não queremos ter que divulgar a morte de nenhum trabalhador ou estudante que tenha sido atendido neste local e tenha se contaminado. A palavra fatalidade não poderá ser usada.
 
Insistimos por uma resposta do que o  Reitor e a Diretora do Posto Médico estão fazendo através de ação concreta para que nenhum outro trabalhador ou estudante seja exposto em um setor que está se tornando um foco de contaminação do COVID-19.  
 
A informação que temos é que os profissionais que trabalharam no plantão com os colegas comprovadamente contaminados não foram afastados, contrariando as orientações dos especialistas sobre a não propagação do COVID-19.
 
Perguntamos: 
- Os profissionais que tiveram contato com estes trabalhadores contaminados foram orientados a fazerem quarentena?
 
- Foram encaminhados para teste?
 
- A Equipe de Enfermagem, que se encontra ainda mais reduzida, foi ouvida em reunião, pelo Reitor ou pela Diretora?
 
- Os trabalhadores que se afastaram devido a contaminação ou estão afastados receberam ou estão recebendo algum acompanhamento da Administração Central?
 
- A Equipe que trabalhou com os trabalhadores contaminados está recebendo algum apoio psicológico?
 
Encaminhamos ofício com estes e outros questionamentos para o Reitor Ricardo Luiz Louro Berbara e até o momento nada.
 
A única resposta que recebemos do Reitor foi uma  transcrição de um  documento da Diretora com fotos do setor e nenhuma resposta aos questionamentos.
 
Trabalhar, sim!
Morrer, não!
Nossas vidas importam.
Chega de omissão!
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS