EXIGIMOS GARANTIA DE BIOSSEGURANÇA PARA TODOS!

Postado: 14/07/2020

Depois da solicitação no CONSU, o Reitor Berbara encaminhou para o SINTUR-RJ, na  sexta-feira, dia 10/02/2020, a Proposta de Diretrizes para o plano de Retomada de atividades administrativas e acadêmicas, elaborado pelo Comitê Covid-19, documento este, que conforme informado será discutido na reunião com os Diretores dos Institutos.
 
O documento elaborado pelo Comitê Covid-19, ainda não foi discutido pelo Grupo dos TAES, mas em uma avaliação rápida, comparando-o com o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais, elaborado pelo Governo Bolsonaro, é surpreendente e revoltante que o documento elaborado pela UFRRJ consiga ser mais autoritário e excludente na discussão do retorno as atividades.
 
O Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades, nas Instituições Federais de Ensino, elaborado pelo MEC/Governo Bolsonaro, ao se referir ao retorno as atividades presenciais, recomenda que as Instituições de Ensino constituam Comissões locais para definição e adoção de protocolos próprios e ainda se possível, a Comissão local poderá ter representação dos segmentos da comunidade acadêmica, familiares e convidados da comunidade externa.
 
 E o que propõe o Comitê COVID -19 da UFRRJ?
 
Orienta que conforme as mudanças de Bandeiras sugeridas pelo Comitê COVID-19 à Administração Central deverá com antecedência, encaminhar a sugestão de mudanças propostas por eles, para o CONSU, para que sejam deliberadas e informadas à Comunidade Universitária com a publicação de um comunicado oficial nos meios de comunicação da UFRRJ.
 
Entendimento livre nosso, o conhecido "Cumpra-se!".
 
O Plano traz que o retorno presencial às atividades laborais deverá ocorrer conforme Portarias em acordo com os percentuais definidos nas diferentes bandeiras.
 
Essa falta de diálogo imposta pela Administração Central é muito grave.
 
Temos  hoje um governo que ataca os direitos  dos trabalhadores e a democracia cotidianamente e neste momento de Pandemia, atua com total desrespeito a vida e mesmo assim, consegue ter um documento mais democrático que o da UFRRJ. 
 
Queremos dialogar com os membros do Comitê COVID-19, que acreditamos vivem devido a realidade que estamos expostos, uma grande pressão, mas sem diálogo a situação de todos tendem a piorar.
 
Queremos que entendam que não somos contra o trabalho de vocês, que sabemos  ser exaustivo, o que queremos é dividir a responsabilidade sobre os rumos de nossas vidas e para isto é necessário diálogo!
 
Não aceitaremos que a vida laboral dos técnico-administrativos seja discutida apenas por um Comitê - COVID-19 -  em que em sua composição  fazem parte, alguns professores que decidirão no CONSU, onde os técnico-administrativos representam apenas 10% de todo o Colegiado, um Plano de Retorno que eles fizeram parte da elaboração, sem a participação democrática dos técnico-administrativos. 
 
Nossas vidas importam! 
Exigimos diálogo! 
Somos técnico-administrativos e exigimos respeito!
Trabalhar, sim! 
Morrer, não!
 
Direção Colegiada SINTUR-RJ
 
 
 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS