TAES da UFRRJ

Postado: 09/07/2020

Os trabalhadores técnico-administrativos baseados nos documentos divulgados, nas informações recebidas por diversos membros que compõem a Comunidade Universitária e na convocação aos Diretores dos Institutos para discutirem o Plano de Retomada das Atividades, apresentam  aos Conselheiros uma proposta de discussão de Trabalho dos TAES no período Emergencial, considerando que:

– O número de mortos por Coronavírus no país ultrapassa os 65 mil mortos, destes mais de 10 mil só no Rio de Janeiro;

– A criação do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus (COVID -19) na UFRRJ, em 13/03/2020, teve como objetivo fornecer orientações e atualizações à comunidade universitária sobre as recomendações expedidas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária, bem como acompanhar a evolução de possíveis casos da doença em estudantes e servidores da universidade, e ainda conforme o Comunicado  Covid-19, 1 - datado de  12/3/2020 - referente a Determinações e recomendações da UFRRJ sobre o covid-19, dos quais informa que a  Administração Central providencie aquisição de equipamentos e produtos de higiene para os prédios, salas de aulas e administrativos e somente traz que a medida começou pelos alojamentos e restaurante universitário de Seropédica,  desconhecemos quais foram as providências tomadas pela administração referente a aquisição de equipamentos e produtos de higiene para todos os prédios de sala de aula e administrativos;

– Apesar de ser um dos objetivos do Comitê COVID-19 da UFRRJ, não tomamos conhecimento, até a presente data, de nenhuma informação sobre a evolução dos casos da doença em estudantes e servidores da Universidade Federal Rural do RJ;

– Também não temos nenhuma informação sobre a evolução dos casos da doença nas cidades onde estão localizados nossos campus e nas cidades da baixada Fluminense onde residem boa parte dos servidores da universidade;

– Ao circularmos pelo Prédio Principal não identificamos nenhuma medição de temperatura na porta de Entrada, ou fornecimento de álcool gel ou 70% ou máscaras sendo fornecidos para acesso ao prédio;

– Ao termos acesso ao Banco do Brasil encontramos por diversas vezes pessoas na fila sem manter a distância mínima e até mesmo com a máscara sendo usada de forma indevida ou em alguns casos sem o uso da mesma;

– Na UFRRJ temos ambientes utilizados pelos técnico-administrativos em que não tem janelas, impossibilitando a circulação do ar nestes espaços;

– Temos setores em que um único computador é compartilhado por 02 (dois) servidores;

– Os espaços pequenos com mesas próximas uma das outras, em grande maioria, aonde os técnico-administrativos executam suas atribuições, impedem manter a distância mínima exigida;

– Para entendermos como estão as reais condições físicas e emocionais dos técnico-administrativos neste momento de Pandemia, precisamos garantir a aplicação e avaliação de um questionário antes de qualquer plano de retorno, pois ao não respeitar isto, Diretores, Pró-Reitores, Chefias Imediatas e o Reitor estarão desconsiderando o que estes trabalhadores sofreram e sofrem neste período e o quanto isto pode representar para seu desenvolvimento laboral nesta Instituição;

– Os professores e estudantes estão tendo espaço para discussão da modalidade de retorno, através de Grupos, com apresentação nas reuniões de CEPE e do CONSU;

– Por diversas vezes o Reitor, Berbara, afirmou seu posicionamento democrático, o que o diferencia nesta conjuntura em que temos um governo fascista autoritário acreditamos, que garantiremos que o trabalho dos técnico-administrativos também, assim como o Estudo Continuado Emergencial, não seja determinado por uma canetada ou com reuniões em que os técnico-administrativos sejam excluídos;

– Não queremos ser meros coadjuvantes em um tema em que nossas vidas e de nossos familiares estão em risco, ou seja, não queremos tomar conhecimento de um documento de Plano de Retorno com o documento já pronto;

– O trabalho remoto tem se mostrado eficaz, portanto não há nada que justifique uma urgência em apresentar qualquer plano de retorno sem ouvir os trabalhadores envolvidos;

– Não teremos mais aulas presenciais este ano, portanto discentes e professores estarão fora da universidade, preservando suas vidas, o que também possibilita que haja uma construção democrática de um plano de retorno para os técnico-administrativos;

– Alguns servidores que ocupam cargo de chefia, sem querer se expor, manifestaram seu receio com qualquer plano de retorno, sem garantias das medidas de segurança sanitárias que resguarde as vidas deles e de seus colegas, uma vez que conforme o Art.132 do código penal, decreto Lei 2848-40” Comete crime previsto em lei aquele que colocar a vida ou saúde de outro em risco.”

– Temos um Grupo de Técnico-Administrativo composto por representantes do CEPE, CONSU, CONSUNIs, DEPARTAMENTOS, DMSA, COTIC, Direção do SINTUR-RJ, que já foi apresentado oficialmente em reunião ao Reitor Berbara, que tem plenas condições para obter, como já estamos fazendo, apoios técnicos de Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, Pesquisadores da Fiocruz e como destaca sempre o Reitor, também entendemos a importância e temos todas as condições de articularmos com outras Entidades coirmãs.

 Diante de todo o exposto, o que queremos?

1 - Que não seja apresentada nenhuma proposta de Plano de Retomada das Atividades aos Diretores no dia 14/07/2020, para que os maiores interessados que são os Técnico-Administrativos, recebam de forma igualitária, o mesmo tratamento que estão recebendo os professores e estudantes, podendo discutir o Estudo Continuado Emergencial. Para que esta igualdade de tratamento seja garantida, os técnico-administrativos precisam ter o direito de discutir os rumos das suas vidas ou morte nesta Instituição, antes dos Professores Diretores.

2 - Que os Técnico-Administrativos possam apresentar uma proposta de TRABALHO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS PARA O PERÍODO EMERGENCIAL

Tendo como base para sua construção:

a) Diretrizes Gerais para construção da proposta;

b) Aplicação e avaliação do Questionário dos Técnico-Administrativos da UFRRJ;

Os eixos deste documento foi apresentado na assembleia da categoria, que aprovou sua construção e apresentação no Conselho Universitário

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