Alunas criticam ‘silenciamento’ de jornal institucional da UFRRJ

Postado: 04/05/2016

 

Estudantes de jornalismo da UFRRJ produziram um panfleto com críticas ao jornal institucional da Universidade, o Rural Semanal (RS). As meninas criaram uma capa alternativa, com o título “Silêncio Semanal”, que foi grampeada por cima de alguns exemplares do RS que começaram a circular nesta segunda-feira, 2/5. No verso da folha, um pequeno texto e uma poesia expunham a opinião do grupo, que afirmou que “o jornal institucional da Universidade Rural não representa as estudantes do curso de jornalismo”.

 

O panfleto afirma ainda que o jornal da Reitoria não deu a devida cobertura à “luta auto-organizada das mulheres do movimento #MeAvisaQuandoChegar”, movimento que, de acordo com o texto, foi “notícia nos mais diversos meios de comunicação do Rio de Janeiro”.

 

Para as discentes, a “comunicação interna da Universidade tem a obrigação de reconhecer e informar a comunidade acadêmica sobre a LUTA DAS MULHERES.” Contudo, ainda de acordo com as manifestantes, “o Rural Semanal NÃO representa as estudantes do curso de Comunicação da Rural”, e que a ausência da pauta do #MeAvisaQuandoChegar  seria “uma política institucional de invisibilização dos casos de violência” na UFRRJ.

 

Também demonstrando insatisfação com a política de comunicação da UFRRJ, o SINTUR-RJ apresentou, na pauta interna da greve de 2015, uma série de reivindicações para o setor. O Sindicato condena o silenciamento dos meios de comunicação da Rural em relação a algumas questões que envolvam o interesse da Comunidade Universitária.

 

A manifestação das mulheres foi apenas um dentre muitos assuntos que o jornal oficial ignorou – algo que faz principalmente em relação ao que se refere aos problemas da Universidade.  Assim, ao esconder o que está errado e só noticiar coisas boas, a pergunta das meninas faz todo o sentido: “O Rural Semanal é um jornal ou um encarte publicitário da faculdade?”.

 

Por acreditar que as demandas de movimentos organizados devem ser divulgadas, o SINTUR-RJ está apoiando e divulgando a luta das ruralinas, que vêm fazendo história neste ano. Nesse sentido, publicamos em nosso site uma nota que o movimento enviou à Reitoria, mas não obteve resposta. Confira: http://www.sinturrj.org.br/galerias/noticia/26

 

Abaixo, reproduzimos o texto do panfleto “Silêncio Semanal”:

 

CHEGA DE SILENCIAMENTO!

O jornal institucional da Universidade Rural não representa as estudantes do curso de jornalismo. A luta auto-organizada das mulheres do movimento #MeAvisaQuandoChegar, a PRIMAVERA RURALINA, expõe a violência de gênero e os casos de estupro no campus. Mas o RURAL SEMANAL nos silenciou.

 

A comunicação interna da Universidade tem a obrigação de reconhecer e informar a comunidade acadêmica sobre a LUTA DAS MULHERES. O Rural Semanal NÃO representa as estudantes do curso de Comunicação da Rural. Nós entendemos e aprendemos na Universidade que o jornalismo é uma ferramenta de articulação e disputa de poder. Sendo o Rural Semanal o único veículo de comunicação oficial que circula pelo campus, a ausência de nossa pauta é uma política institucional de invisibilização dos casos de violência.

 

Nosso movimento é notícia nos mais diversos meios de comunicação do Rio de Janeiro! Em três anos, mais de 600 denúncias de estupro foram registradas na página do Facebook/AbusosCotidianosUFRRJ, datando de 1970 a 2016. Nem esses dados sensibilizam o jornal institucional da Universidade. Essa atitude é o contrário do que esperamos fazer depois de jornalistas formadas. Somos um movimento que propõe uma mudança estrutural e cultural na UFRRJ e isso inclui uma COMUNICAÇÃO mais honesta e responsável com a causa feminista e de outros movimentos sociais! Não vão nos calar!

 

Minha Rural

Tem 20 mil estudantes.

Tem 3 mil hectares.

Tem 40 guardas (Todos homens).

Tem 615 casos de assédio sexual denunciados.

Quantos casos tem silenciados?

Tem movimento de mulheres.

Teve grito.

Ainda tem grito.

Virou notícia.

Fomos pro jornal.

E tem jornal na rural?

Tem sim, mas o que os alunos aprendem na sala não é feito pela assessoria.

Tem silêncio na universidade.

A gente virou pauta no país inteiro.

E da universidade nem um pio.

O rural semanal é um jornal ou um encarte publicitário da faculdade?

 

A gente não quer um veículo pra velar o que acontece de ruim.

A gente quer um veículo de comunicação que esteja a serviço das alunas e alunos.

Nós, ruralinas, e especialmente alunas de jornalismo.

 

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS