Acidente no RU/UFRRJ resulta na segunda morte de trabalhador terceirizado
O SINTUR-RJ vem a público comunicar a morte do terceirizado Ailton Pereira de Souza Filho, nesta terça-feira (3), que passou semanas lutando pela vida após o acidente de trabalho ocorrido no Restaurante Universitário, em abril.
Infelizmente, essa não é a primeira morte gerada pelo acidente. Em 25 de abril, o terceirizado Ronaldo José dos Santos, que também esteve envolvido naquele acidente, faleceu. A morte destes trabalhadores tem que nos fazer refletir sobre a exploração, opressão e a invisibilidade que sofrem estes trabalhadores(as) cotidianamente dentro desta universidade, além de questionar o que faremos para mudar esta realidade.
Desde o ocorrido, a Direção do SINTUR-RJ se colocou à disposição dos terceirizados. Criamos uma Comissão de Trabalhadores com o SINTUR-RJ, para discutir todas as propostas que serão apresentadas à Coordenação do RU, e já estamos solicitando reunião com a Reitoria; e na última semana, no dia 26 de maio, a Direção do SINTUR-RJ participou de uma reunião com os trabalhadores do Restaurante Universitário. Na ocasião, vimos e filmamos a situação de risco em que estão trabalhando os trabalhadores terceirizados da Caldeira e vamos cobrar providências. Em breve, faremos todo o relatório da reunião e divulgaremos com as fotos, mas neste momento queremos expressar nossa tristeza e total solidariedade aos amigos e familiares.
Terceirizado é trabalhador e merece respeito!
Direção Colegiada do SINTUR-RJ