Hoje, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, é um momento de celebração para o SINTUR-RJ, para valorizar e reconhecer todas as mulheres e meninas que dedicam suas vidas à ciência, enfrentando obstáculos com coragem e transformando o mundo por meio de suas descobertas e ideias inovadoras. É um dia para parabenizá-las e também para refletirmos sobre os desafios que ainda enfrentam.
De acordo com a UNESCO, a média global de mulheres pesquisadoras é de apenas 33,3%, e somente 35% dos estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) são mulheres. Esses dados evidenciam as barreiras e a baixa representatividade que persistem, especialmente em áreas historicamente dominadas por homens.
É essencial refletir sobre os desafios que as mulheres enfrentam no ambiente acadêmico e nas ciências exatas. Precisamos aumentar a conscientização sobre a importância das mulheres cientistas e garantir que suas contribuições sejam reconhecidas. A mudança real ocorrerá quando os espaços para mulheres e meninas na ciência forem abertos, tanto na UFRRJ quanto no mundo todo, oferecendo a elas as mesmas oportunidades para explorar, inovar e liderar.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ