Dia mundial do combate ao câncer
Hoje, 4 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Esta data nos lembra da importância dos exames de prevenção, que são essenciais para detectar o câncer precocemente, quando as chances de tratamento e cura são muito maiores. No entanto, esses exames têm um custo elevado e nem todos têm acesso a eles.
A desigualdade no acesso à saúde é um grande problema no Brasil. Por exemplo, mulheres negras têm 44% mais chances de desenvolver câncer de colo do útero em comparação com as mulheres brancas, e o risco de morte é 27% maior. Esse quadro é ainda mais grave entre as mulheres indígenas, com 82% a mais de risco. Além disso, a baixa escolaridade é outro fator que impacta o acesso à informação e ao tratamento, com pessoas com menos de 7 anos de estudo enfrentando dificuldades maiores no diagnóstico e tratamento.
Atualmente, 7,6 milhões de pessoas morrem de câncer no mundo a cada ano, e a previsão é que esse número aumente sem ações urgentes. No Brasil, são diagnosticados 700 mil novos casos por ano, e o câncer é a segunda maior causa de morte, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Contudo, entre 15% a 40% dessas mortes poderiam ser evitadas com prevenção e diagnóstico precoce.
Nós, do SINTUR-RJ, defendemos um SUS mais forte e acessível, onde todos, independentemente da classe social ou cor da pele, tenham direito ao diagnóstico e tratamento adequados. Que este dia nos inspire a continuar lutando por um sistema de saúde mais justo para todos.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ