25 de Novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher
Nesta segunda-feira (25), celebramos o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Reconhecida em 1999, através de uma iniciativa da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a data busca promover uma convocação global de união pela conscientização, defesa e proposições para o fim da violência contra a mulher.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda hoje, estima-se que cerca de 1 em cada 3 mulheres sejam submetidas a algum tipo de violência em todo o mundo. O número representa cerca de 736 milhões de mulheres. De acordo com o 18º Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, em 2023, o país teve 1.467 casos de feminicídio e mais de 250 mil casos de violência doméstica foram registrados.
A realidade alarmante evidenciada pelos dados denota a importância da data para todo o mundo. Apesar de cerca de 125 países possuírem leis específicas de proteção à mulher - sendo que a legislação brasileira é considerada uma das três mais avançadas do mundo - o crime continua sendo vastamente praticado. O Brasil, por exemplo, mesmo com os avanços legislativos, é o 7º país, em uma lista de 84, com o maior número de homicídios de mulheres.
Entendemos que os dados acima são fruto de uma construção social, onde a mulher esteve constantemente inferiorizada. Por isso, o SINTUR-RJ acredita que a defesa de mulheres e meninas de todo o mundo será possibilitada através da discussão e da conscientização sobre este tipo de violência e as questões de gênero que o envolvem. Através deste post, fazemos um convite para que todos e todas reflitam sobre a importância de superar estas estatísticas.
Direção Colegiada do SINTUR-RJ