Dia do Gari

Postado: 16/05/2022

16 de Maio: tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas.

O termo "gari" surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os "garis".

Em 2022 - A greve dos garis durou 11 dias (28 de março a 07 de abril) e terminou com a conquista de um relativo aumento salarial e algumas outras reivindicações. A categoria lutou bravamente nestes dias, mesmo com a perseguição e intransigência de Paes, Comlurb e judiciário.

Durante toda a greve vimos uma categoria que colocava toda a sua genialidade operária à disposição da luta dos trabalhadores. Com cânticos e até performances artísticas, os garis mostravam que a luta de classes e arte operária andam, como sempre andaram, juntas. Aqui no Brasil e, sobretudo, no Rio de Janeiro, isso se expressa muitas vezes na música.

A greve dos garis do Rio de Janeiro nos provou que os ventos da luta de classes não deixaram de soprar na cidade, mesmo com as tentativas de Eduardo Paes, da Comlurb e do judiciário de atacar os trabalhadores e tornar a greve ilegal. Uma categoria de maioria de trabalhadores negros mostrou que a frase do marxista negro que fundou a IV internacional nos Estados Unidos, C.L.R James, segue mais atual do que nunca: "O negro dócil é um mito. O único lugar onde os negros não se rebelaram foi no livro dos historiadores capitalistas. ”

O SINTUR-RJ apoia e agradece todos os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza pública!

O texto com adaptações - Fonte: calendarr e esquerdadiario – Miguel Golçalves

 

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS