Aposentados(as) sim! Mas ativos na luta!

Postado: 03/10/2017

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil superior a 71 anos de idade criou-ser políticas públicas de amparo aos idosos.

Por conta disto, o Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741 foi criado em 1º de outubro de 2003. Desde então todos os anos é comemorado o Dia do Idoso em 1 de outubro. É considerada idosa toda a pessoa que possui 60 anos ou mais.

Lei nº 10.741

Criado em 2003, o estatuto do Idoso foi criado com o intuito de amparar os idosos que estão entre as principais vítimas de maus-tratos e abusos. O estatuto prevê que toda a pessoa com 60 anos ou mais tem direito a prioridade em alguns serviços e a garantia ao atendimento médico, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.

Entretanto, na prática a lei não é devidamente respeitada e nem os serviços oferecidos pelo governo funcionam com eficácia.
Não se pode desconsiderar que a elaboração do estatuto representa um grande avanço na luta pelos direitos a um envelhecimento digno, mas ainda se faz necessário muitas ações públicas para que sejam realmente amparados pela lei.

Vivemos uma realidade muito difícil, de retirada de direitos que atinge a toda população pobre.

Os serviços públicos, sem investimentos, deixam de atender a quem mais precisa deles.

O aumento da cesta básica, dos remédios e dos planos de saúde atinge de maneira drástica os idosos. As políticas do governo como a reforma da previdência, que pode desvincular os aposentados (as) e pensionistas da folha da universidade, coloca a necessidade de que todos nós, ativos, aposentados(as) e pensionistas lutem juntos contra os ataques aos nossos direitos.

É importante entendermos que só com unidade de todos os trabalhadores conseguiremos resistir a todos os ataques do governo TEMER ou de qualquer governo seja na esfera Estadual, Municipal e Federal.

Acreditamos na força dos aposentados (as) e pensionistas que muito podem contribuir para o enfrentamento necessário para garantir e ampliar direitos. Queremos que vocês participem conosco das discussões que acontecem no sindicato sobre esta conjuntura.

Para comemorarmos esta data, o SINTUR-RJ convida a todos os aposentados (as) e pensionistas a comparecerem a sede do sindicato a partir das 8h do dia 02/10 (segunda-feira) para um café da manhã especialmente preparado para celebrar as vitórias e também renovar as forças para lutar por mais respeito e dignidade para os nossos idosos.

Diretoria Colegiada do SINTUR-RJ

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS