PROVA DE VIDA - APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Postado: 19/01/2022

Atenção: Os servidores aposentados, aposentadas e pensionistas da UFRRJ que ainda não realizaram a prova de vida devem efetuar o procedimento com maior brevidade possível. 
 
Quem não realizar o recadastramento terá o salário suspenso da folha de pagamento de janeiro de 2022, por determinação do Governo Federal.
 
A obrigatoriedade da realização da prova de vida esteve suspensa até o mês de julho de 2021 em virtude do estado de pandemia provocado pela COVID-19. A partir do referido mês, a realização da comprovação de vida voltou a ser obrigatória. 
 
Na Rural cerca de 100 aposentados (as) e pensionistas  ainda não realizaram a prova de vida, apesar dos e-mails de notificação enviados via sistema SouGov. 
 
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Marcelo da Cunha Sales, informou que o DAGP já fez as notificações para esses beneficiários (as), mas, infelizmente, para alguns não surtiu efeito. Contudo, ele destaca:  “nós não suspendemos nenhum pagamento nesta folha. Nossa preocupação é o Ministério fazer por lá.”
 
A PROVA DE VIDA É OBRIGATÓRIA E DEVE SER FEITA ANUALMENTE PELO SERVIDOR APOSENTADO, APOSENTADA OU PENSIONISTA E NÃO PODE SER REALIZADA POR PROCURADOR (A).
 
Qual o calendário da prova de vida 2022 dos servidores federais?
 
O calendário da prova de vida 2022 volta a obedecer ao aniversário dos beneficiários, ou seja, cada servidor federal que possui o recebimento ativo deve fazer a prova de vida no mês do seu aniversário. Para aqueles que AINDA não fizeram o procedimento em 2021 é necessário regularizar a situação para evitar a interrupção do benefício,
 
Como fazer a prova de vida 2022 para SIAPE?
 
Para a prova de vida 2022 dos servidores federais pelo SouGov é preciso se atentar para o cadastramento prévio da biometria facial junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
 
A biometria cadastrada previamente visa a uma maior segurança dos dados dos beneficiários e uma forma de assegurar que esses dados não sejam utilizados indevidamente.
 
No celular, é necessário instalar o aplicativo gov.br, por meio do qual é realizada a validação facial. Link para download: http://bit.ly/appsougov
 
Para aqueles servidores que não conseguiram fazer a biometria facial prévia, é possível realizar a prova de vida de forma presencial. O servidor SIAPE pode se dirigir à agência bancária onde seu pagamento é depositado e fazer ali a prova de vida 2022. Algumas agências possuem aplicativos próprios, sendo que em algumas delas é possível fazer a prova de vida por meio remoto. No entanto, é preciso verificar as condições do serviço junto ao banco.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS