Conheça as personalidades estampadas no SINTUR-RJ

Postado: 17/09/2021


 
 
Quem transita pelo Campus da UFRRJ já deve ter notado as pinturas estampadas na sede do SINTUR-RJ - RJ. A arte visual retrata personagens que fazem/fizeram parte da história de uma luta intensa em defesa da Educação e por um país justo para todos, todas e todes. Demonstrar ao público as peças-chaves da identidade histórico-cultural do nosso país é de suma importância.
 
Para que todos (as) possam relembrar ou conhecer a trajetória de cada um destes lutadores (as) homenageados (as) vamos a partir do dia 20/09/2021 (segunda-feira), divulgar a cada dia a história de vida de cada personagem da pintura: Sônia Guajajara, Sandro Lopes, Lélia Gonzalez, Zumbi dos Palmares, Marielle Franco e Paulo Freire.
 
Se tiver que vir na Rural, reserve um tempo para prestigiar a arte do Douglas Mendonça, conhecido como Dougz, na parede lateral do SINTUR-RJ.
Valorizar quem faz a luta, fortalece ainda a luta de todos (as).
 
Obs: Veja também outras Artes do Dougz nas suas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/eu.dougz/

Paulo Freire:
 
A arte retratada na parede Lateral do SINTUR-RJ traz entre outros lutadores e lutadoras Paulo Freire, no dia 19/09/2021 foi comemorado mundialmente seu centenário.
Você conhece sua história? Sabe da sua importância para a Educação?
Vamos te apresentar um resumo da trajetória de Paulo Freire.
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.
Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Paulo Freire acreditava que o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno, levá-los a entender sua situação de oprimido e agir em favor da sua própria libertação.
Ao propor uma prática educacional que possibilitasse desenvolver o senso crítico dos alunos, Freire se opunha ao ensino oferecido pelas escolas tradicionais, no qual o professor deposita conhecimento em uma aluno receptivo, mas não participativo. Para ele, esse tipo de ensino matava nos educandos a curiosidade, o espírito investigados e a criatividade, o acomodando no mundo. Já a educação defendida por Freire tem a intenção de inquietá-los.
"Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: Sua base ideológica é inclusiva ou excludente?”

 

Zumbi dos Palmares:
 

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, no estado de Alagoas. Ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial. Localizado na região da Serra da Barriga, atualmente integra o município alagoano de União dos Palmares.
 
Embora tenha nascido livre, Zumbi foi capturado aos sete anos de idade e entregue a um padre católico, do qual recebeu o batismo e foi nomeado Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre nas celebrações de missas. Porém, aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pelo qual lutou até a morte, em 1695.
 
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da luta contra a escravidão, lutou também pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no País. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS