Meio milhão de mortos no Brasil!

Postado: 21/06/2021

Meio milhão de mortos no Brasil!

Sábado, 19 de junho, chegamos a 500 mil mortes por COVID-19 no país, com muita tristeza pelas perdas, mas também com muita indignação e revolta, milhões de pessoas saíram às ruas – em mais de 500 cidades, no Brasil e no exterior – contra o governo genocida de Jair Bolsonaro, responsável por este número de mortos em nosso País.

O descaso do Governo em tratar a pandemia do coronavírus  no Brasil  fez o país atingir neste domingo (20) a marca de 501.825 mortes e 17.927.928 casos de Covid-19. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nas últimas 24 horas foram registradas 1.025 mortes e 44.178 novos casos da doença.

Uma análise da evolução da doença a cada patamar de 100 mil mortos revela que, nos últimos meses, as vítimas são cada vez mais jovens e com menos fatores de risco.

Os microdados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe, que inclui dados detalhados de quem precisou de internação por conta da covid-19) indicam que a idade média de quem morreu em razão da pandemia recuou de cerca de 70 anos em meados do ano passado para 61 nos registros de óbitos no intervalo mais recente de 400 mil a 500 mil mortos.

O Brasil continua a ser o 67º no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19. O país, que iniciou a vacinação há cinco meses, já esteve na 56ª posição desse ranking e, na última semana, estava em 68º.

A luta por vacinas pelo SUS para todos, todas e todes, junto com um auxílio emergencial digno, segue sendo a única política correta para salvar vidas.

O Bolsonaro não é responsável pelo vírus, mas essas mortes poderiam ter sido evitadas se o Governo tivesse desde o início garantido uma política de enfrentamento a Pandemia, adquirindo vacinas, garantindo um auxílio emergencial, defendendo o isolamento e o uso de máscara, mas diferente disso, debochou das vítimas e das mortes decorrentes do COVID-19.

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada em Brasília, que visa apurar o descaso do Governo ao enfrentamento ao COVID-19, já sinaliza a responsabilidade, através dos dados, do Governo Bolsonaro, pelos números de mortos.

Perdemos muitos companheiros e companheiras, muitos dos nossos perderam familiares e amigos, nesses 15 meses de pandemia, e nossa forma de homenagear àqueles que se foram é transformar o luto em luta.

A Direção do SINTUR-RJ manda um fraterno abraço aos familiares e amigos das vítimas, assumindo sempre o compromisso de seguir resistindo em defesa das nossas vidas. Resistir para Existir!

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS