12 DE MAIO - DIA DA ENFERMAGEM

Postado: 12/05/2021

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Reverenciada como pioneira da enfermagem, desde muito jovem ela descobriu a vocação para o cuidado com os enfermos.
 
Mas, devido às restrições impostas às mulheres da época, só depois de adulta pôde buscar ensino formal na área. E construiu uma carreira extraordinária, reconhecida como alguém à frente de sua era. Um de seus atos notáveis foi ter se juntado à frente de batalha na Guerra da Crimeia (1853-1856) ao lado dos milhares de soldados que seguiram para campo a fim de atender os feridos em conflito. Além disso, Florence foi responsável pelas primeiras iniciativas de sistematização e normatização da enfermagem, tendo contribuído para sua profissionalização em todo o mundo.
 
Assim como a homenageada pela data, estes profissionais indispensáveis à linha de frente no combate ao covid-19 estão entre os grupos mais vulneráveis às consequências físicas, emocionais e psicológicas da pandemia. Estão submetidos a rotinas exaustivas, com falta de EPIs, assédio e risco de infecção dia após dia. 
 
Em reconhecimento à importância destas e destes profissionais da área da saúde, ainda mais evidenciada no contexto de pandemia, a Direção Colegiada do SINTUR-RJ parabeniza a todos os Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares pela data e reafirma o seu compromisso de seguir defendendo a luta a pela valorização e conquistas nas pautas específicas destes profissionais.
 
Além disso, destacamos a importância do Projeto de Lei 2564/2020 que, além  de prever as 30 horas para a enfermagem, cria o piso nacional da categoria. Entendemos que, neste momento da maior crise sanitária mundial, é imprescindível a valorização destes profissionais que sempre estiveram incansáveis no atendimento da saúde da população e no enfrentamento da pandemia de Covid19.
 
Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS