Qual o objetivo de termos um Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ?

Postado: 05/04/2021

Qual o objetivo de termos um Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ?

A quem serve?

No dia 22 de março de 2021, perdemos um terceirizado  trabalhando nesta universidade, morto pelas complicações do COVID-19. Já neste mesmo dia contabilizávamos o maior número de mortos/dia pela COVID-19,totalizando quase 300mil mortos.

No dia seguinte, 23 de março de 2021, o Comitê de Acompanhamento do Novo Covid-19, reúne-se e decide por não se opor à retomada das atividades do Laboratório de Nutrição Animal/ IZ.

Isto diante de uma realidade nacional de agravamento da doença e em uma universidade  que os Diretores denunciaram o Estado caótico de sujeira nos setores que estão funcionando.

A mesma universidade que vimos nas redes sociais os profissionais que estão produzindo álcool, tendo que lavar o laboratório que estão trabalhando, para se livrarem da sujeira.

Perguntamos:

O Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ tem acompanhado os  trabalhadores que estão desde o início executando suas tarefas em serviços essenciais? Estes trabalhadores receberam da UFRRJ os Equipamentos de Proteção necessários para garantia de sua segurança?

As máscaras específicas e o álcool estão sendo  disponibilizados e usados corretamente?

Estão mantendo o afastamento recomendado?

Este Comitê de Acompanhamento do Coronavírus na UFRRJ tem acompanhado os dados numéricos dessa doença na universidade e as pessoas que adoeceram?

Foi feita alguma avaliação da falta de higiene na UFRRJ, denunciada no CONSU, com o funcionamento de alguns setores em plena Pandemia?

Avaliou a importância de emitir um comunicado a Comunidade Universitária reforçando a importância do uso da máscara, do álcool e do distanciamento social neste momento em que vivemos um agravamento da doença?

E sobre a vacina? Um Comitê de Acompanhamento do Coronavírus  no momento em que o mundo se volta para incentivar que todos tomem a vacina, o Comitê não poderia contribuir com um posicionamento sobre a importância da vacina?

Assim como ocorrem em outras universidades, achamos que o Comitê de Acompanhamento do COVID-19 pode ir muito além do que se reunir e decidir retomada de atividades sem considerar o contexto nacional, estadual e local.

Nossas vidas importam e o Comitê de Acompanhamento do COVID-19 na UFRRJ precisa ser um aliado na nossa luta pela vida.

Chega de chorar nossos mortos.

Direção Colegiada do SINTUR-RJ

 

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS