NOTA E ENCAMINHAMENTOS SOBRE A PLENÁRIA ABERTA "REITOR ELEITO É REITOR EMPOSSADO"

Postado: 01/04/2021

Os segmentos docente, discente e técnico-administrativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, reunidos em plenária virtual com expressiva participação, manifestam seu repúdio do governo federal ao não nomear o primeiro nome da lista tríplice, Prof. Ricardo Luiz Louro Berbara para a Gestão 2021-2025.

Trata-se de mais um ato de ataque à autonomia universitária, à democracia, à educação, à ciência e à tecnologia, por parte de uma Presidência da República que se notabiliza pelos ataques contra o serviço público, pela entrega do patrimônio nacional, pela destruição do meio ambiente e pelo negacionismo e omissão genocidas no contexto da atual pandemia.

Seguiremos na luta “Reitor eleito é Reitor empossado” e pelo respeito ao projeto de gestão aprovado democraticamente pela nossa comunidade ora representado pelo Prof. Roberto Rodrigues, Reitor nomeado.

Nossas entidades representativas, contando com o apoio e solidariedade das entidades co-irmãs nas demais IFES e das respectivas entidades nacionais definirão de comum acordo os próximos passos na nossa luta pelo respeito ao princípio da autonomia universitária e pela revogação do entulho autoritário que continua a dar margem para os ataques que ele sofre no contexto atual.

Encaminhamentos Plenária Ampliada da Comunidade Ruralina

1) Campanha ReitorEleitoReitorEmpossado;

- Continuar a campanha Reitor Eleito Reitor Empossado
- Defesa de que o Berbara participe da Gestão diretamente
- Agenda macro: incluir e somar forças na campanha já existente para a inconstitucionalidade da lista tríplice, Lei No 9.192/1995;
- Entendimento político que a nomeação foi ataque à autonomia universitária ao não ter nomeado o primeiro colocado.

2) Comitê Organizativo da Campanha Reitor Eleito é Reitor Empossado

- Manutenção do Comitê com funcionamento regular; ações para dar visibilidade ao debate; agenda pública de ações e eventos;
- Próxima Plenária Ampliada com informes e encaminhamentos;
- Nos somarmos a Campanha Nacional Reitor Eleito Reitor Empossado e trazer os informes atualizados;
- Plenária Ato Virtual em defesa da Campanha, trazendo mais Entidades do RJ e outras que estiverem ou passaram pela mesma situação;
- Campanha virtual: vídeos com depoimentos de apoio ao movimento e solidarização.

3) Carta e Moção da Plenária Virtual

Também conforme a deliberação do Comitê em relação à campanha, hoje (01/04), às 19h00, será realizada uma reunião do comitê.

Direção Colegiada do SINTUR-RJ

AGENDA

JORNAL
SINTUR-RJ

FOTOS

VÍDEOS